“CULTURA DA PAZ” PROMOVE FESTA PARA ALUNOS ATENDIDOS PELO PROJETO

Prefeitura M. de Ourinhos 14/12/2011 - 13:42:16 Cidade

No último dia 03, o Projeto “Cultura da Paz”, implantado em Ourinhos em março deste ano, numa parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ourinhos (CDCMA), AMO-SIM (Associação Mirim de Ourinhos – Serviço de Integração de Meninas) e Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, promoveu uma festa de encerramento na Praça dos Burgueses, para os alunos e familiares das Escolas Municipais que participaram do Projeto, cujo evento contou com a participação de 500 pessoas que se divertiram escutando música e realizando diversas atividades, tais como: grafitagem, pintura em bandeirinhas, tobogã, pula-pula, além da distribuição de pipoca e algodão-doce.

O que é o Cultura da Paz?
O Projeto “Cultura da Paz” é patrocinado pela Petrobrás e foi implantado em Ourinhos numa parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ourinhos, AMO-SIM (Associação Mirim de Ourinhos – Serviço de Integração de Meninas) e a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, com apoio do Prefeito Toshio Misato. O Projeto teve início em março deste ano atendendo alunos de Ensino Fundamental das Escolas da Rede Municipal, do 1º ao 9º ano (níveis I e II), na faixa etária entre 6 e 14 anos, no contraturno das aulas, sendo realizado na escola onde o aluno estuda. O Projeto é uma reafirmação do direito que a criança e o adolescente têm de frequentar uma escola segura e solidária, capaz de gerar cidadãos conscientes do respeito à pessoa e a diversidade humana e foi marcado por diversas atividades de conscientização em que alunos, pais, educadores e funcionários tiveram a oportunidade de estabelecer novos vínculos, desenvolvendo um trabalho importante voltado à pacificação dentro dos ambientes escolares. Várias palestras fizeram parte do projeto, tendo como objetivo alertar todo o sistema para questões ligadas à violência de diferentes características, notadamente o Bullying, um fenômeno que vem causando grandes preocupações em todo o mundo, além da necessidade dos pais acompanharem de perto a vida escolar de seus filhos, mantendo um relacionamento saudável. As formas encontradas para lidar com a Paz passaram por oficinas de teatro, onde os alunos tiveram a oportunidade de melhorar o relacionamento com seus companheiros, entendendo melhor a diversidade e aprendendo a se respeitarem ainda mais. Durante as atividades desenvolvidas, muitos alunos se superaram ao abraçarem esse aprendizado e perderem o medo de se apresentarem em público, melhorando a autoestima e o relacionamento pessoal.

Oficinas de vídeo
Uma das atividades desenvolvidas pelos alunos foi a oficina de vídeo, criada inicialmente para ensinar aos participantes como utilizar câmeras e filmadoras visando registrar momentos importantes na vida deles, trabalharam uma nova perspectiva de enxergar o mundo, mostrando que é possível cada um melhorar o entorno onde vive. O grande destaque das oficinas foi a grafitagem, em que muitos alunos tiveram contato com a pintura e mostraram a arte que estava dentro deles e diversos painéis foram montados revelando a criatividade, a inteligência e o bom gosto por uma atividade que pode tornar-se uma profissão.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Paulo Henriques Chíxaro, “o encontro serviu para estreitar ainda mais os vínculos com os profissionais da Rede Municipal de Ensino e também foi uma forma de demonstrar para os munícipes a contribuição do Projeto Cultura da Paz na relação escola e família”.

Publicidade

Parceiros